Nota do Cursinho Popular Dirce Machado em solidariedade aos presos politicos em Goiânia

cursinho

O cursinho popular Dirce Machado, vem a público, prestar solidariedade militante aos presos políticos de Goiânia e exigir a libertação imediata dos mesmos, detidos na luta contra o aumento abusivo da tarifa do transporte coletivo. Entendemos que tais prisões fazem parte de um processo de criminalização dos movimentos sociais promovido pelo Estado e seus agentes repressivos, que visam garantir os lucros das empresas do transporte.

No inicio de fevereiro, tal luta ganhou mais um capítulo, com o aumento da tarifa, de 2,80 para 3,30. Seguiu-se a tal aumento abusivo, uma serie de manifestações populares, organizadas pelos movimentos sociais ou organizadas espontaneamente pelos trabalhadores insatisfeitos com as condições precárias com que são transportados, como foi a que aconteceu no último dia 26, no terminal da Praça A.

Nessa manifestação, dois trabalhadores e dois estudantes que participavam do ato, foram presos arbitrariamente, sem nenhuma justificativa legal que sustentasse tal ação promovida por parte da policia militar. No mesmo dia, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE –UFG) foram detidos e levados à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), pelo simples motivo, de terem participando da organização da manifestação que acabava de se encerrar.

O cursinho Popular Dirce Machado, partindo da sua compreensão politica de que a educação popular é um dos instrumentos de luta e superação das desigualdades sociais que aflige a classe trabalhadora, entende que criminosos são os donos do transporte coletivo que para manterem suas taxas de lucros elevadas, transportam diariamente trabalhadores e estudantes em condições extremamente precárias, e o Estado, que legitima tal desigualdade e criminaliza os lutadores sociais que ousam questionar tal contradição.

Diante disso, ressaltamos que lutamos pelo arquivamento da operação 2,80 da DRACO, que trata os movimentos sociais como “crime organizado”, pela libertação imediata dos presos políticos, contra a criminalizar dos movimentos sociais.

LIBERDADE IMEDIATA PARA GABRIEL VILELA E DEMAIS PRESOS POLÍTICOS!

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s