MANIFESTO EM DEFESA DA EXTENSÃO POPULAR

Versão em PDF
Versão para Impressão – Colorido
Versão para Impressão – Preto e Branco

Em agosto de 2014 foi realizado o Encontro Nacional dos Movimentos em luta por uma Universidade Popular – ENMUP. A partir daí criamos uma Articulação Nacional dos MUPs existentes no país, para trocarmos experiências e pensarmos atividades em comum, sempre respeitando a pluralidade e as particularidades de cada movimento. Foi nos debates coletivos que chegamos à conclusão de que um das frentes de atuação central para todos os MUPs é a Extensão Popular. É assim que nós, estudantes, professores, educadores populares, coletivos de extensão, entidades e movimentos sociais, convocamos toda sociedade a disputar princípios e concepções das universidades brasileiras, na direção das necessárias transformações sociais.

As universidades constituem espaços privilegiados com relação à sistematização, manutenção, divulgação e produção de conhecimento. Enquanto instituições social, são permeadas de contradições, refletindo os interesses das classes sociais em disputa na sociedade nos diversos momentos de sua história. Faz-se necessário negar de que a educação superior seja um privilégio de poucos e de que a formação acadêmica seja direcionada por interesses mercadológicos. A defesa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para disputar o papel social da universidade, para que esta sirva aos interesses da maioria da população. Desse modo, repudiamos as intervenções privatistas no Ensino Superior, que tem destruído a pesquisa e a extensão, além de precarizar ao máximo o ensino.

Entendemos que não é um contrassenso falar em extensão popular na atualidade, pois a extensão que tem em si a potencialidade de exercer um papel criativo e transformador na sociedade, torna-se muitas vezes um instrumento de manutenção das relações de dominação vigentes, com características mercadológicas e ou assistencialistas. Assim, a extensão universitária é uma atividade com grande potencial para intervenções imediatas junto ao cotidiano de grupos, movimentos sociais e população em geral, contribuindo com o processo de tomada de consciência por parte dos trabalhadores com vistas à transformação social, superando as desigualdades resultantes da exploração que caracteriza a sociedade capitalista.

Entendemos que essa é a característica que nos permite chamar de popular a extensão a que nos propomos a defender, herança da extensão universitária latino-americano, que se inicia com o Movimento de Córdoba, na Argentina, no início do século passado, e que se fortaleceu e adquiriu maior radicalidade com o envolvimento de estudantes e professores com os movimentos de educação e cultura popular ocorridos no Brasil na década de 1960.

Há no Brasil experiências significativas de trabalhos na extensão popular em áreas fundamentais, como saúde pública, direito a cidade, comunicação alternativa, núcleos de assessorias jurídicas, cursinhos pré-vestibulares populares, ações em assentamentos no campo, ocupações urbanas, cursos de formação contra as opressões, ações nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, e outros. Algumas Executivas e Federações de Cursos já têm trabalhos consolidados no campo da extensão, e outras estão iniciando as discussões em seus encontros.

Defendemos a extensão como um dos caminhos para construção de uma universidade plural, democrática e aliada dos movimentos sociais na transformação da sociedade.

Em defesa da Extensão Popular, criar Universidade Popular!

MANIFESTO EM DEFESA DA EXTENSÃO POPULAR

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s